Cidade de Itapema

A Cidade
 

Quem visita Itapema pela primeira vez se encanta e volta sempre fascinado pela sua natureza exuberante composta de belas praias, riachos e morros cobertos pela Mata Atlântica.
Com locais paradisíacos, despontam as praias com águas verdes-esmeraldas, formando um cenário convidativo para quem procura lazer e sossego rodeado pela natureza.
Itapema tem sua gente um povo gentil e hospitaleiro, possui uma grande estrutura de serviços, que inclui excelentes hotéis, restaurantes e bares.
Itapema é isso e muito mais... Você tem à disposição locais para a prática de mergulho, pesca e outros esportes náuticos. A noite também reserva opções para turistas: ao longo da orla há bares, que completam a estrutura de lazer.
No verão, Itapema atrai milhares de visitantes, que enchem suas praias de alegria e descontração. É um dos mais procurados destinos turísticos da região Sul do Brasil.

Reserve seus dias de férias para vir curtir e respirar os novos ares de Itapema!!!
Informações Oficiais

Data de criação: 13/01/1962
Data de emancipação: 21/04/1962
Habitantes: 34.448
Eleitores: 22.654

História do Município
 

 

Em 1850 a pequena Tapera – nome designado devido ao estilo das humildes moradias construídas na época – foi reconhecida como uma vila do município de Pôrto Belo.

Naquela época, a Itapema de hoje, era apenas mais uma Tapera escondida no cenário catarinense, povoada pelos açorianos que chegaram na baía de Pôrto Belo na metade do século XIX. A comunidade de Tapera resumia-se como um pequeno reduto dos pescadores que, em sua maior parte, concentravam-se o Canto da Praia, ao norte da enseada. A agricultura de subsistência, ocupava o interior da vila, tanto no Sertão do Trombudo como no Tabuleiro dos Oliveiras.

Porém, é na chegada de Dimas Prazeres dos Campos que tem início um novo tempo para aquela pequena Tapera. Natural de São Miguel – hoje município de Biguaçu – onde nasceu no dia 02 de maio de 1877, Dimas Prazeres de Campos, por em 1911, aos 34 anos de idade, com a esposa Deomethildes Pereira Rodrigues, e quatro dos cinco filhos (Nair, a última, nasceria no ano seguinte), estabeleceu-se por aqui. O local sequer dispunha de energia elétrica, era carente em estradas e de recursos financeiros.

 

Filho do Tenente Coronel da Guarda Nacional, Cláudio Francisco de Campos, Dimas teve a oportunidade de ter seu embasamento escolar na ilha de Florianópolis. Quando aqui chegou, não hesitou em iniciar um árduo trabalho para proporcionar o desenvolvimento do lugar, atuando como chefe de Polícia, rábula (indivíduo que advoga sem possuir o diploma), agente, intendente, além do que desfrutava de vasto círculo de amizades, abrangendo Florianópolis a Itajaí.

 

Embora a comunidade que aqui vivia fosse pobre e simples, a denominação de Tapera pareceu incomodar o novo morador. Como homem culto e estudado, acumulando várias amizades na vida política da região, Dimas Prazeres dos Campos não se cansou em batalhar pela substituição do nome do lugarejo. Ele visionava um futuro muito melhor para o local e, por isso, não podia ficar sendo chamado como uma Tapera que, conforme o dicionário, não passa de “uma aldeia abandonada e em ruínas”. 

 

 

 

 

Itapema

O nome Itapema é uma junção de duas palavras na língua tupi-guarani: ita significa pedra, e pema, gavião ou ave. A união destas duas palavras (gavião ou ave na pedra) já evidencia o fato de que, além das praias, o município é contemplado por outras belezas naturais.Itapema está localizada em uma baía cercada por ramificações da serra do Mar e oferece aos visitantes aventuras ecológicas, como trilhas por vegetações nativas, nascentes de rios e cachoeiras. Morros e costões também trazem belas vistas da orla marítima.
Entre as cachoeiras, destaque para a do Sertão do Trombudo, localizada no morro Feijó, e a do São Paulinho, no bairro Várzea.
A Cascata do Sertão fica distante 9 Km da BR 101. Após um curto trecho em paralelepípedos, a estrada de chão revela o lado rural do município. Engenheiros de farinha lembram a tradição dos colonizadores açorianos. Alguns pesque-pagues oferecem áreas para lazer e pescaria. A fauna e a flora nativas mostram toda a exuberância da Mata Atlântica. Em alguns locais de área rural, podemos encontrar uma deliciosa comida, doces caseiros, pesque-pague, trilhas e riachos. A cachoeira do Sertão apresenta um riacho com pedras, locais para banho sem muita profundidade e pequenas quedas d’água . Na serra dos Macacos, no bairro Alto Areal, também há belas cachoeiras. A mais conhecida é a Manarick. A natureza também está presente nas trilhas ecológicas que cortam a serra do Mar, onde os amantes do ecoturismo têm a opção de realizar caminhadas, passeios de motocicletas ou de jipe. Se o turista preferir desfrutar as vistas panorâmicas da cidade, os locais ideais são o morro do Cabeço e o Costão. Este último é um dos pontos mais bonitos de Itapema, onde é possível caminhar sobre as rochas, admirando a orla e o som do mar agitado batendo nas pedras.

 

As Praias
 

As seis praias de Itapema podem ser consideradas as maiores belezas de Itapema. Praias de águas calmas para as crianças ou de ondas fortes para os surfistas são encontradas facilmente ao longo da orla. Faça um passeio em cada uma delas

    Ilhota

Para quem gosta do surfe, uma boa opção é a praia da Ilhota, com 755 metros de extensão. Distante 3,5 quilômetros do centro da cidade, com acesso pela BR-101, tem águas cristalinas e boas ondas vindas de mar aberto. É considerada um recanto dos surfistas, que também costumam freqüentar a praia ao longo do Plaza Itapema Resort, paradisíaco hotel que tem até campo de golfe.
É Ilhota, onde a força das águas empresta emoção aos que curtem desafiar as ondas. É conhecida como o reduto dos surfistas. O cenário agreste, decorado por muito verde a areia branca, forma um conjunto ideal para quem busca aventura.
.....................................................................................................................................

    Praia Grossa

A praia do Cabeço ou Grossa também é outra boa opção para a prática do surfe. A natureza marca presença no local, que mescla o verde e o mar ao longo de seus 563 metros de faixa de areia. Ela está situada a 5 quilômetros do centro. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a Praia Grossa é mais do que sol e mar; é lugar onde a natureza se mostra por inteira.


.....................................................................................................................................

    Costão

Caminhar sobre rochas do Costão pode ser traduzido como um verdadeiro encontro com a liberdade. O marulhar das ondas no rochedo só perde em encanto e beleza para a visita que abre, mostrando a orla marítima de Itapema por inteira.



.....................................................................................................................................
 
    Canto da Praia

Já para quem curte águas calmas, sem ondas, a melhor opção é o Canto da Praia. Principal reduto dos pescadores, é ideal para famílias com crianças. O local ainda tem excelentes opções de gastronomia, com bares e restaurantes que oferecem uma variedade de pratos à base de frutos do mar.
A vida simples, o trabalho artesanal, a vocação pesqueira, fazem do Canto da Praia um lugar especial. Ideal para quem busca descanso e sossego. O local alia a tranqüilidade do mar à beleza do verde, completando o cenário com diversos restaurantes especializados em frutos-do-mar.
.....................................................................................................................................


    Praia do Centro

Uma das melhores estruturas de serviços está na praia central de Itapema. O 1,5 quilômetro de extensão é ideal para a prática esportiva e os bares ao longo da orla fazem com que a praia seja um dos pontos mais freqüentados durante o verão. No centro de Itapema, natureza e progresso conseguem alcançar seu ponto máximo de harmonia. A praia divide espaço com excelentes hotéis, bares, restaurantes e centros de lazer.
 

.....................................................................................................................................


    Meia Praia

Mas de todas as praias de Itapema a maior e mais famosa é Meia Praia. Sua extensão de quase 5 quilômetros é caracterizada por uma excelente infra-estrutura turística, com bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, pousadas e comércios. As diferentes opções de lazer fazem com que Meia Praia seja considerada o ponto alto da animação dos turistas. Meia Praia não pára. O mar é um verdadeiro convite para curtir todos os dias. Quando o sol se põe os bares ficam repletos de turistas que usufruem ao máximo de sua vida noturna.

Situada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú e a 60 quilômetros de Florianópolis, Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. As belezas naturais e a localização geográfica, certamente, contribuíram para que o município revelasse sua vocação para o turismo.
Distância de Florianópolis - 60 km
Distância de Porto Alegre - 540 km
Distância de Curitiba - 220 km
Distância de São Paulo - 640 km
Aeroporto de Florianópolis - 72 km
Aeroporto de Navegantes - 30 km
Como chegar
DE ÔNIBUS: Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto direto até o município de Itapema. Outra alternativa é descer na cidade de Balneário Camboriú, distante 14 quilômetros de Itapema ou em Florianópolis, a 60 quilômetros.
DE AUTOMÓVEL: O acesso a Itapema é feito pela rodovia BR-101, duplicada, que passa à margem da cidade. A estrada nos encontra-se em excelentes condições. Aproveite para ver a cidade do morro do Boi é uma das vistas mais lindas do litoral brasileiro.
DE AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 30 quilômetros de Itapema. Outra alternativa é pousar no aeroporto de Florianópolis onde as companhias aéreas operam vários vôos para outras cidades brasileiras.
 


www.palestraitapema.webnode.com.br