Regulamento e principais competições

15/02/2011 00:51

Palestra Itapema Beach Soccer

 
Cada partida de futebol de areia é disputada por dois times de 5 jogadores, sendo que um deles deve ser o goleiro. Cada time pode ter 5 suplentes. Os jogadores devem vestir camisetas e calções da mesma cor e devem jogar descalços. Apenas meias, tornozeleiras e bandagens para proteger os pés são permitidos assim como oculos de plástico com correia elástica. Já os goleiros podem ainda utilizar luvas.


 

Campo
O campo deve ser retangular (35 – 37 m comprimento e 26 – 28 m largura). As linhas laterais e de fundo devem ser marcadas de cor azul para contrastar com a areia. A superfície deve ser a mais nivelada possível, sem pedras, conchas e outros objetos que possam machucar os jogadores. Em torneios internacionais, é comum peneirar a areia do campo para a retirada das pedras.A bola do futebol de areia tem a mesma circunferência de uma bola de futebol de campo, entre 68 e 70 cm, porém, ela é mais leve – pesa entre 396 e 440 gramas no início da partida. Normalmente a bola é inflada antes do início da partida e deve ter uma pressão entre 6 e 7 libras.

 

Bolas e mais bolas

Os jogos internacionais são realizados com, no mínimo, nove bolas - uma no pé dos jogadores e as outras em posse de oito boleiros posicionados na zona de segurança. Cada vez que a bola sai da zona de segurança o boleiro mais próximo deve entregar a bola ao jogador.

 

Partida
Cada partida oficial é composta por 3 tempos de 12 minutos. Os intervalos entre os períodos são de 3 minutos. Se ao final do terceiro tempo o jogo estiver empatado será disputada uma prorrogação de 3 minutos com gol de ouro. Se ao final da prorrogação o jogo ainda estiver empatado a partida é então decidida através da cobrança de pênaltis.                                                                                                                                Competições
As principais competições oficiais de futebol de areia são:
 


Seleção comemora o hexa na Copa Latina
 

- Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia
- Circuito Banco Popular de Beach Soccer
- Desafio Internacional de Beach Soccer
- Desafio Rio x São Paulo
- Copa Latina
- Copa das Nações
- Mundialito
- Copa do Mundo da Fifa

 

11° Campeonato Brasileiro - 2007


Confira a classificação final do campeonato:

 

Classificação Equipe Pontuação
1 Rio Grande do Norte 14
2 Paraíba 13
3 Espírito Santo 12
4 Rio de Janeiro 11
5 Pernambuco 10
6 Bahia 9
7 Alagoas 8
8 Rio Grande do Sul 7
9 Maranhão 6
10 Distrito Federal 5
11 Goiás 4
12 São Paulo 3
13 Paraná 2
14 Tocantins 1

 


 


www.palestraitapema.webnode.com.br