V Copa de Futebol Amador de Itapema terá prêmio por jogo limpo

29/06/2011 20:04

V Copa de Futebol Amador de Itapema terá prêmio por jogo limpo
29/06/2011 - Esporte, Cultura e Lazer
 

 

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer decidiu na terça-feira (28) criar o Troféu Fair Play 2011, para motivar os times e seus jogadores a praticar o futebol limpo nas competições municipais. O prêmio foi concebido durante uma reunião do Secretário da Pasta, Ailton Eccel Maçaneiro, junto com a equipe do Departamento de Esporte para avaliar os jogos já realizados durante a V Copa de Futebol Amador de Itapema. 

Em uma análise geral feita pela equipe da Secretaria, a Copa deste ano está caracterizada pela diminuição da agressividade em campo, se comparada às edições anteriores. A reunião também constatou que o policiamento está menos frequente em relação a 2010. Se a atual Copa de Futebol Amador de Itapema acabasse hoje, a equipe do Areal EC receberia o troféu, pois teve, até o momento apenas um cartão amarelo. 

Segundo o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, o prêmio será uma forma de incentivar o jogo limpo nas competições. “Temos certeza que este troféu é mais um elemento que pode contribuir para minimizarmos a violência nos jogos da Copa de Futebol Amador. Esperamos que jogadores, técnicos e torcedores se comprometam com esta idéia”, considerou. 

A expressão “Fair Play”, em inglês, quer dizer “jogo limpo” ou “jogo ético”. Em 1987, a FIFA criou o prêmio “Fair Play”, sendo que em 1988, o prêmio foi concedido ao jogador alemão Frank Ordenewitz e os espectadores do Torneio Olímpico de Futebol, que proporcionaram calorosas boas-vindas a todas as equipes da competição. Ordenewitz foi nomeado pelo seu espírito esportivo em uma partida contra o Colônia, quando o ex-atacante admitiu para o juiz que havia colocado a mão na bola dentro da área. O seu clube, o Werder Bremen, acabou sendo derrotado por 2 a 0.

 


www.palestraitapema.webnode.com.br